Skip links

Eleições e cidadania: para mudar a saúde do DF, vote em quem defende o SUS

Vote em quem defende o SUS: Dr. Gutemberg, 19 123

Nestas eleições, para Deputado Distrital, vote Dr. Gutemberg, 19 123

Meus amigos, hoje meu recado é muito rápido e sucinto.

Faltam apenas 4 dias para as eleições e ainda me preocupa a quantidade de votos indecisos ou de pessoas que simplesmente desistiram da política: essas não querem nem votar. Como vocês sabem, sou candidato a Deputado Distrital e, confesso, esta campanha foi um grande desafio. Nas ruas, o desânimo do eleitor é evidente. Porém, basta ter um minuto de prosa para ver que o sonho de todos é igual: a gente quer, sim, mais saúde, mais segurança e mais educação.

E por que seria diferente? Afinal de contas, essas áreas, prioritárias para o desenvolvimento das cidades, parecem cada vez abandonadas.

Agora, então, quero lançar o meu convite a você, que está desanimado com a política, mas tem sonhos, como eu. Para deputado distrital, vote Dr. Gutemberg: meu número é 19 123. Esta é a 3ª vez que me candidato a deputado distrital – e digo isso sem qualquer constrangimento. A primeira eleição foi em 2014. À época, conseguimos mais de 8 mil e 800 votos. Na 2ª vez que tentei uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa foi em 2018: foram quase 14 mil votos.

Para quem ainda não conhece, quero aproveitar o escasso tempo para me apresentar rapidamente. Sou médico, paraibano e estou licenciado do cargo de presidente do Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF). Eu trabalhei durante muitos anos no sistema público de saúde: no Hmib, no Hospital do Guará e de Ceilândia. Na rede privada, trabalho no Santa Marta. Se tem alguém que sabe o que você, paciente, passa…sou eu. Conheço seu sofrimento. Se tem alguém que sabe o que você, servidor da saúde, enfrenta…sou eu! Porque eu vi e vivi de perto. As mazelas são muitas. Já as soluções parecem cada vez mais distantes. Mas, tem jeito, ok?

Saúde: 23 propostas que podem mudar sua vida

Nestas eleições, apresentei a você, eleitor, 23 propostas. E absolutamente todas são possíveis. Essas propostas são soluções para os problemas que enfrentamos hoje na saúde pública do DF. A primeira (e mais urgente) é o combate à corrupção. Sem demagogia. Porque enfrentar e vencer este mal é garantir recursos para a saúde. Em segundo lugar, vem a redução de impostos. Chega de pagar tão caro por aquilo que a gente não vê retorno, né?

Depois dessas suas propostas, vou direto para a área pela qual eu luto há mais de 30 anos: a saúde do DF. Quero legislar pela contratação de médicos e mais profissionais de saúde. Quero criar leis que tornem possíveis a organização de consultas e o fim das filas para cirurgias: a saúde tem pressa, sabemos disso. Medicamentos e continuidade de tratamentos também são prioridade para mim. Porque não adianta ter acesso ao médico e não conseguir o tratamento que ele orienta.

Eu sei o caminho para fazer as coisas acontecerem. Sei que a única saída é muito trabalho, disposição e coragem para mudar. Foi assim quando queriam negar aos servidores do DF o direito à ao reajuste salarial. Foi assim quando não queriam o novo PCCS dos médicos (que culminou em aumento para diversas categorias da Saúde). Foi assim todas as vezes em que vi que, em detrimento da ganância e da falta de capacidade de gestão, pacientes e profissionais da saúde seriam prejudicados. Eu não costumo desistir daquilo em que acredito. E eu acredito muito no SUS.

O SUS é Universal. O SUS é gratuito. O SUS está em tudo! Ele está na vigilância em saúde, está no atendimento médico, está na prevenção: nas vacinas, nos postos de saúde, na distribuição de preservativos e muito mais! Defender o SUS, de maneira geral, é defender a vida. E esta é minha bandeira. Erguida não agora, porque é ano eleitoral. Mas é a bandeira de toda minha história.

No domingo, acredite no resgate da saúde do DF. Acredite, junto a mim, que é possível melhorar. Não abra mão do seu direito de votar e poder mudar a realidade. No domingo, na urna, digite: 19 123. É meu número. É Dr. Gutemberg.

Obrigado e um forte abraço!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.