Skip links

Defina seu voto por aquilo que importa para você e sua família

O que importa para você e sua família

As eleições estão logo ali e estima-se que o número de indecisos ainda é grande aqui no Distrito Federal. Ainda mais quando o que está em questão é o voto para deputado distrital. Quando o assunto é o Legislativo, são mais de 600 candidaturas que surgem, aumentando o ruído na discussão política. Mas, vamos combinar, na maioria, são vozes que não escutamos com frequência na defesa da população. Na hora de escolher entre eles, pense no que importa para você e sua família.

Para presidente e governador, as pessoas têm menos opções e questões ideológicas mais claramente definidas para definição do voto. Mas quando se chega ao nível do deputado distrital, as questões se diluem: o distrital faz, ao mesmo tempo, o papel de deputado “estadual” e de vereador, que o DF não tem. Ou seja, além da questão da formulação das leis e dos orçamentos, tem que ser alguém do “chão da fábrica”, quer dizer, alguém que está junto com a comunidade, que conhece o dia a dia das familias da cidade.

Daí, claro, o eleitor fica confuso: como filtrar, dentre todas essas candidaturas, as que podem render mandatos que se destaquem em benefício da sociedade e que não vão se alinhar aos interesses de grupos restritos ou aos desejos de quem ocupa o Governo do Distrito Federal? O resultado dessa escolha não vai se restringir a apenas quem vai apoiar e quem vai fazer oposição ao governo, masvai afetar coisas práticas nas vidas de toda a população.

Você e sua família podem não saber exatamente em quem votar, mas sabem bem daquilo que as incomoda no dia a dia. Eu tenho sido uma voz lembrando aos governadores do DF que a saúde é prioridade – e tem que falar alto, o tempo todo, para não fazerem pouco caso. As mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde, o SUS, em especial, são as que mais sentem o drama e se ressentem do descaso dos governantes na administração da saúde pública.

O Poder Legislativo tem papel bastante claro na sua função e razão de existir: legislar, de acordo com a necessidade e expressão do desejo da maioria da sociedade; aprovar ou rejeitar propostas do Executivo; fiscalizar o uso dos recursos e a implementação das políticas públicas. E tem deixado de fazer isso.

Nos últimos anos, por exemplo, a Câmara Legislativa deixou de investigar o uso de recursos da saúde no enfrentamento à pandemia da covid-19 e os escândalos de desvios no IGESDF, responsável pela administração dos hospitais de Base e de Santa Maria e das UPAs do DF. Deixou de exigir o melhor funcionamento e a melhor aplicação dos recursos para que as pessoas tivessem um melhor atendimento nas unidades de saúde.

E isso refletiu nas vidas de todo o DF, afetou você e sua família de alguma forma. Mais ainda no período da pandemia: foram as pessoas mais carentes, aquelas que mais dependem do SUS, as que mais sofreram com a covid-19. Foi entre as famílias pobres que houve mais perdas de vidas. E a Câmara Legislativa do DF tem que ter um olhar mais cuidadoso com as necessidades dessa parcela da população. E não é pouca gente: quase 70% da população do DF depende exclusivamente dos serviços públicos de saúde.

Se você  e sua família ainda estão entre os indecisos, minha sugestão é usar filtros para diminuir o universo das escolhas possíveis: qual é sua maior preocupação e maior preocupação da sua família? Quem entre os candidatos conhece essa área? O que essa pessoa já fez nessa área? O que ela se propõe a fazer? Como as propostas desse candidato vão melhorar a sua condição de vida e a da sua família?

Eu, como candidato, deixo bem claro aqui: minha prioridade é o resgate do sistema público de saúde do Distrito Federal e a melhoria dos serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida e, logo, melhor condição de saúde da população. Eu quero que toda mãe, que toda mulher (as que mais se preocupam) possa ter e garantir às suas famílias uma vida saudável e digna. Vamos, juntos – eu e minha família, você e sua família – resgatar a qualidade do atendimento nos postos de saúde, UPAs e hospitais do Distrito Federal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.